Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

União Europeia envia missão de observação eleitoral ao Peru

A União Europeia enviou uma missão de observação eleitoral ao Peru, a convite das autoridades peruanas, para seguir as eleições antecipadas agendadas para 26 de janeiro próximo, anunciou hoje o Serviço Europeu de Ação Externa.

União Europeia envia missão de observação eleitoral ao Peru
Notícias ao Minuto

13:01 - 30/12/19 por Lusa

Mundo União Europeia

"Estas eleições realizam-se num contexto político crítico para o Peru. É a primeira vez que são organizadas eleições antecipadas, no quadro de acesos debates institucionais, incluindo reformas anticorrupção. Com esta missão de observação eleitoral, a União Europeia pretende dar um contributo relevante a este processo", comentou o Alto Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell, num comunicado divulgado em Bruxelas.

Para liderar esta missão, Borrell designou o eurodeputado espanhol Leopoldo Lopez Gil, que por seu lado disse esperar que a missão que encabeça contribua para um ato eleitoral "inclusivo, credível e transparente".

A UE já enviou missões de observação ao Peru para acompanhar as eleições gerais de 2011 e 2016.

Em 1 de outubro passado, o Governo peruano convocou eleições legislativas antecipadas para 26 de janeiro de 2020, após a dissolução do Congresso, dominado pela oposição, que retaliou, ao aprovar a suspensão do Presidente Martin Vizcarra.

Vizcarra dissolveu o Congresso e convocou eleições antecipadas, argumentando que tal era necessário para erradicar a "corrupção endémica" do país.

O parlamento reagiu ao aprovar a suspensão, por um ano, do chefe de Estado, por "incapacidade moral", e substituindo-o pela vice-Presidente, Mercedes Araoz, uma economista de 58 anos, que tomou posse na mesma altura.

Esta crise é o resultado de uma disputa política de vários anos no Peru sobre a forma como os juízes são nomeados para o Tribunal Constitucional (TC).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório