Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Neve artificial despejada em Moscovo para as celebrações do Ano Novo

Este dezembro está a ser o mais quente na capital russa desde 1886. O inverno ameno no país é uma consequência das alterações climáticas.

Neve artificial despejada em Moscovo para as celebrações do Ano Novo
Notícias ao Minuto

10:57 - 30/12/19 por Fábio Nunes

Mundo Alterações Climáticas

Quem percorrer as ruas de Moscovo por estes dias vai deparar-se com neve nos principais pontos da cidade. No entanto, não se trata da neve que habitualmente ‘decora’ a capital da Rússia. Face ao inverno invulgarmente ameno em Moscovo, as autoridades russas decidiram despejar neve artificial no centro da cidade para as celebrações da passagem de ano, refere a BBC.

A neve é feita de pedaços de gelo partidos e que foram retirados das pistas de gelo de Moscovo. Algumas das principais avenidas moscovitas, como a Tverskaya, mas também a Praça Vermelha exibem agora faixas de neve artificial.

Este dezembro está a ser o mais quente em Moscovo dos últimos 133 anos. No dia 18 de dezembro registaram-se 5,6º, um recorde no derradeiro mês do ano que datava de 1886. Este é considerado mais um sinal do impacto das alterações climáticas.

Alexei Nemeryuk, um dos responsáveis da autarquia moscovita, explicou que a neve artificial em Tverskaya permitiu criar uma pequena colina para os snowboarders. Mas nas redes sociais há quem brinque com esta situação.

Um utilizador escreveu no Twitter que “agora pode-se comprar qualquer coisa com o orçamento de Moscovo – até o inverno”.

Mas é provável que esta neve artificial não seja necessária por muito tempo. O novo ano deve trazer um arrefecimento das temperaturas em Moscovo e o serviço de meteorologia prevê a queda de neve na capital russa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório