Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Cinco pessoas esfaqueadas na casa de um rabino em Nova Iorque

Cinco pessoas foram esfaqueadas por um homem que entrou na casa de um rabino, a norte da cidade de Nova Iorque, quando celebravam o Hanukkah (feriado judaico), tendo ficado feridas, disseram hoje as autoridades policiais.

Cinco pessoas esfaqueadas na casa de um rabino em Nova Iorque
Notícias ao Minuto

18:35 - 29/12/19 por Lusa

Mundo Nova Iorque

Um suspeito está sob custódia na sede da polícia de Ramapo, sendo acusado de cinco tentativas de assassinato e uma de roubo, segundo o chefe da polícia, Brad Weidel, que disse tratar-se de Grafton E. Thomas, um homem de 37 anos, de Greenwood Lake, que se situa a norte da cidade de Nova Iorque.

O crime ocorreu no sábado à noite, quando se celebrava a sétima noite do Hanukkah, e ocorreu depois uma série de ataques contra judeus na região, dos quais se destaca um massacre em Nova Jersey numa loja que vende produtos kosher e que ocorreu no início deste mês.

A casa do rabino fica em Monsey, uma cidade próxima da fronteira estadual de Nova Jersey e uma das cidades situadas no vale do Hudson que viu afluir nos últimos anos um grande número de judeus hassídicos.

Segundo o governador Andrew Cuomo, uma das pessoas ficou gravemente ferida e está em estado crítico.

O filho do rabino também ficou ferido, de acordo com o governador Cuomo, e a sua situação clínica, bem como a das outras vítimas, não são ainda claras.

As autoridades não justificaram o motivo do ataque, mas este responsável político explicou tratar-se de uma situação que tem a ver com problemas maiores.

"Este é um momento de intolerância no nosso país", disse aos jornalistas, lembrando que se vê "raiva e ódio a explodir".

E prosseguiu: "É um cancro no corpo político americano".

Trata-se de "um crime interno" e "não de um ato de terrorismo", esclareceu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório