Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Governo de Nicolás Maduro pede ao Brasil para entregar militares

O Governo de Nicolás Maduro anunciou hoje que ativou os "trâmites diplomáticos" para solicitar ao Brasil a entrega de cinco militares venezuelanos retidos no estado de Roraima, acusados de assaltar um quartel militar no sul da Venezuela.

Governo de Nicolás Maduro pede ao Brasil para entregar militares
Notícias ao Minuto

19:16 - 28/12/19 por Lusa

Mundo Nicolás Maduro

"Os procedimentos diplomáticos necessários já começaram a ser ativados para solicitar e facilitar a entrega desse grupo de cidadãos envolvidos em eventos tão graves", refere o Ministério dos Negócios Estrangeiros venezuelano em comunicado.

"A Venezuela aspira a ter uma maior colaboração por parte das autoridades da República Federativa do Brasil, devido à cooperação que deve prevalecer entre os países na luta contra o terrorismo e contra as ameaças à paz social", lê-se no comunicado.

Na quinta-feira, o exército brasileiro reteve cinco militares venezuelanos numa reserva indígena no Estado de Roraima, que faz fronteira com a Venezuela, tendo começado a interrogá-los para saber os motivos da sua presença no país, disseram, na sexta-feira, numa declaração conjunta os Ministérios da Defesa e dos Negócios Estrangeiros.

A nota conjunta refere que "os militares estavam desarmados", mas não se esclarece se foram presos.

A Venezuela afirmou hoje que os militares são "desertores" das Forças Armadas e que são responsáveis pelo ataque em 22 de dezembro a uma instalação militar em Gran Sabana, que terminou com a morte de um oficial e o roubo de 120 espingardas de assalto e nove lança-granadas.

O Governo de Maduro acusou também esta semana o Brasil, Colômbia, Peru e o Equador de "facilitarem a movimentação e o treino" deste grupo de militares, o que foi rejeitado quase de imediato por estes países.

O Governo brasileiro, liderado por Jair Bolsonaro, critica Nicolás Maduro, acusando-o de ser responsável pela crise na Venezuela, que é evidenciada pela escassez cíclica, hiperinflação e pelo êxodo da população que a Organização das Nações Unidas (ONU) estima em mais de quatro milhões de pessoas.

Segundo dados oficiais, mais de 220.000 venezuelanos residem atualmente no Brasil e cerca de 500 entram no país todos os dias, a maioria através do estado de Roraima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório