Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Mais de uma dezena de mortos em queda de avião no Cazaquistão

Pelo menos 12 mortos, 53 pessoas hospitalizadas, 12 delas em estado grave, é o último balanço oficial do acidente aéreo de hoje no Cazaquistão. O número de vítimas mortais foi revisto em baixa, uma vez que a cifra anterior apontava para 15.

Mais de uma dezena de mortos em queda de avião no Cazaquistão
Notícias ao Minuto

07:26 - 27/12/19 por Lusa

Mundo Cazaquistão

O avião da companhia aérea Bek Air, um Fokker 100, seguia para Nursultan, a capital do país, com mais de 90 passageiros e cinco membros da tripulação a bordo, e perdeu altitude às 07h22 (01h22 em Lisboa), momentos após a descolagem de Almaty, a maior cidade do Cazaquistão.

Numa mensagem de condolências na rede social Twitter, o Presidente, Kassym-Jomart Tokayev, garantiu que "os responsáveis serão punidos severamente de acordo com a lei".

O Ministério dos Transportes da antiga república soviética informou que o avião da Bek Air perdeu "altitude na descolagem e atingiu um muro de cimento [e] colidiu com um edifício de dois pisos", uma casa de dois andares que ficou parcialmente destruída.

Saliente-se que o Ministério da Indústria e Infraestruturas do Cazaquistão determinou a suspensão de todos os voos do modelo Fokker 100 até que sejam esclarecidas as causas do acidente.

As autoridades locais tinham anteriormente feito um balanço de 15 mortos, mas o Ministério do Interior reviu o número em baixa para 12 sem dar explicações.

A bordo do avião haveria 98 a 100 pessoas, entre as quais cinco membros da tripulação, segundo números divergentes divulgados pelo comité de situações de emergência e o primeiro-ministro.

Segundo o Ministério da Saúde, 53 pessoas estão hospitalizadas, incluindo nove crianças. Dez adultos estão em estado "extremamente grave".

Segundo o primeiro-ministro, Roman Sklyar, a causa do acidente ainda é desconhecida, mas as autoridades estão a investigar dois cenários possíveis: erro do piloto e falha técnica.

O avião, da companhia Bek Air, colidiu com um muro de cimento e um edifício de dois andares pouco depois de descolar de Almaty, a maior cidade e antiga capital do Cazaquistão.

O avião, um Fokker-100, seguia para Nursultan, a atual capital do país, anteriormente conhecida como Astana, e perdeu altitude às 7h22 (1h22 em Lisboa), momentos após a descolagem.

Num comunicado na sua página do Facebook, o aeroporto disse que não houve incêndio e que uma operação de socorro começou imediatamente após o acidente.

Imagens do local do acidente mostram uma parte do avião destruído junto a uma casa esventrada e outra parte num campo perto do aeroporto.

Em Almaty, dezenas de pessoas fizeram fila para dar sangue para os feridos.

O avião, de tamanho médio, teria 23 anos e terá sido certificado para voar pela última vez em maio.

A empresa que fabricou o avião faliu em 1996 e a produção do Fokker-100 terminou no ano seguinte.

Bek Air suspendeu todos os voos dos Fokker-100 enquanto aguarda os resultados das investigações ao acidente.

Em 2009, todas as companhias aéreas do Cazaquistãoexceto a Air Astana, foram proibidas de operar na União Europeia porque não cumpriam os padrões internacionais de segurança.

Essa proibição foi levantada em 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório