Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Oposicionista russo foi libertado mas organização está a ser investigada

A organização anticorrupção do oposicionista russo Alexei Navalny foi hoje alvo de novas buscas na sequência das investigações que estava a desenvolver sobre o primeiro-ministro Dmitri Medvedev.

Oposicionista russo foi libertado mas organização está a ser investigada
Notícias ao Minuto

13:44 - 26/12/19 por Lusa

Mundo Alexei Navalny

O dirigente da oposição russo foi detido hoje na sequência de investigações que decorreram nos locais onde mantém os centros de denúncia anticorrupção, mas Navalny acabou por ser libertado poucas horas depois.

"Tudo o que se passa é resultado de uma campanha contra o Fundo de Luta Contra a Corrupção (FBK, na sigla em russo). Tudo isto vai complicar o nosso trabalho, mas não vamos parar", disse a porta-voz do organismo Kira Iarmych aos jornalistas em Moscovo.

De acordo com o próprio Navalny, a intervenção da polícia foi provocada pela recusa em terminar a investigação anticorrupção que visa o primeiro-ministro Medvedev, apontado pelo FBK de liderar um império imobiliário milionário.

Navalny gravou uma mensagem sobre o caso e recusa-se a retirar o vídeo com as acusações que vai ser divulgado através da plataforma digital Youtube.

Navalny, detido várias vezes ao longo dos últimos anos, tem denunciado atos de corrupção que envolve a elite da Rússia.

O líder do Fundo de Luta Contra a Corrupção foi considerado "agente estrangeiro" e várias delegações da organização foram alvo de buscas em vários pontos da Rússia no quadro de investigações sobre "branqueamento de capitais".

Nos últimos dias, Navalny tinha-se insurgido nas redes sociais contra a detenção de um dos colaboradores: Rouslan Chaveddinov, 23 anos, que foi enviado para o Ártico onde deve cumprir um ano de serviço militar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório