Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Geórgia e Moldávia assinam pré-acordos de associação com a União Europeia

A Geórgia e a Moldávia subscreveram hoje pré-acordos de associação com a União Europeia (UE) numa cerimónia solene celebrada no centro de congressos Litexpo, em Vilnius, que acolhe a terceira cimeira da Parceria Oriental.

Geórgia e Moldávia assinam pré-acordos de associação com a União Europeia
Notícias ao Minuto

10:26 - 29/11/13 por Lusa

Mundo Cerimónia

"Este é um passo muito importante para a Parceria Oriental", disse a Presidente lituana, Dalia Grybauskaite, ao inaugurar a cerimónia.

A chefe de Estado da Lituânia, que exerce a presidência semestral da UE, sublinhou que a assinatura destes pré-acordos mostra que "a Parceria Oriental funciona".

"A Europa fica mais ampla", resumiu.

Os documentos foram assinados na presença de chefes de Estado e de Governo dos 28 Estados-membros da UE e das seis antigas repúblicas soviéticas europeias e caucasianas (Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Geórgia, Moldávia e Ucrânia) que participam na Parceria Oriental.

"Hoje é um dia histórico", disse o primeiro-ministro moldavo, Iure Leanca, destacando que o seu país foi sempre parte da Europa e este pré-acordo é uma prova de confiança na Moldávia.

A Geórgia, além do pré-acordo de associação, assinou com a UE um acordo sobre gestão de crise.

Por seu lado, o Azerbaijão subscreveu com a UE um convénio para a facilitação de vistos.

Depois da cerimónia, os chefes das delegações participantes na cimeira posaram para a "fotografia de família", após o que se inaugurou a sessão plenária.

No final da reunião, Grybauskaite e os presidentes da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, darão uma conferência de imprensa conjunta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório