Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

México denuncia cerco à embaixada na Bolívia

O México denunciou na quarta-feira a crescente presença de forças de segurança bolivianas junto à embaixada em La Paz, onde ex-membros do gabinete do Governo do ex-Presidente Evo Morales procuraram refúgio.

México denuncia cerco à embaixada na Bolívia
Notícias ao Minuto

06:34 - 26/12/19 por Lusa

Mundo México

O Ministério das Relações Exteriores do México indicou que um maior número de militares cerca desde terça-feira a residência. O subsecretário do México para a América Latina, Maximiliano Reyes, descreveu as patrulhas bolivianas em torno da propriedade diplomática como um "cerco".

Numa nota diplomática de queixa endereçada ao Ministério das Relações Exteriores da Bolívia, o México disse que existem drones a sobrevoar a residência do embaixador, descrevendo a situação como uma "intromissão indevida".

Num comunicado divulgado quase ao mesmo tempo, o Ministério disse ter convocado o embaixador da Bolívia para "explicar as ações das autoridades bolivianas".

As relações entre os dois países estão tensas desde que o México concedeu asilo a Morales depois deste ter renunciado em 10 de novembro, após uma revolta nacional depois deste ter reivindicado vitória numa eleição alegadamente fraudulenta.

Morales, desde então, exilou-se na Argentina e diz que planeia permanecer envolvido na política na vizinha Bolívia, enquanto alguns membros do seu gabinete permanecem escondidos na residência do embaixador mexicano, descritos pelas autoridades bolivianas como "fugitivos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório