Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Talibãs sequestram 27 ativistas que promoviam cessar-fogo no Afeganistão

O Movimento Popular para a Paz (PPM, na sigla em ingês) do Afeganistão acusou hoje os talibãs de terem sequestrado 27 dos seus ativistas enquanto viajavam no oeste do país em campanha de promoção de um cessar-fogo.

Talibãs sequestram 27 ativistas que promoviam cessar-fogo no Afeganistão
Notícias ao Minuto

15:00 - 25/12/19 por Lusa

Mundo Afeganistão

"Vinte e sete membros do nosso movimento pela paz que viajavam numa autoestrada [na província] de Herat para a província vizinha de Farah numa nova campanha de paz foram sequestrados pelos talibãs", indicou à agência Efe o porta-voz da organização, Bismillah Watandost.

A mesma fonte indicou que o sequestro ocorreu na noite de terça-feira no distrito de Balablok em Farah, onde os ativistas viajavam em seis veículos.

"Estamos a viajar como parte da nossa nova campanha para a paz, que começou há 15 dias, e os nossos planos são levá-la a todas as 34 províncias do país", disse ainda Watandost.

"Estamos a fazer um novo apelo para a promoção da paz e de um novo cessa-fogo no país". Acrescentou.

O PPM começou a ser conhecido em meados do ano passado quando organizou uma marcha a pé pela paz desde a conturbada província de Helmand até Cabul, a capital afegã, para apelar ao diálogo entre o Governo e os talibã.

Os talibãs confirmaram no início deste mês o reinício das conversações de paz com os Estados Unidos em Doha, no Catar, três meses depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, as ter cancelado, na sequência de um atentado em Cabul, em que morreu um soldado norte-americano.

Os talibãs mantêm-se em guerra com os Estados Unidos e com o Governo afegão desde há quase duas décadas, quando, na sequência do 11 de setembro de 2001, as forças norte-americanas e os seus aliados invadiram o Afeganistão e derrubaram do poder os fundamentalistas islâmicos.

Atualmente, têm influência ou controlam mais de metade do país e nunca estiveram tão fortes desde 2001.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório