Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Supremo do Quebeque aprova plano de salvação de diários regionais

A justiça canadiana validou na segunda-feira um plano de salvação inédito de seis diários do Grupo Capitales Médias (GCM), comprados por cooperativas detidas pelos seus 350 empregados.

Supremo do Quebeque aprova plano de salvação de diários regionais
Notícias ao Minuto

06:21 - 24/12/19 por Lusa

Mundo Canadá

O Supremo Tribunal do Quebeque deu a sua autorização a este plano de reestruturação apresentado como inédito nesta província canadiana.

Os empregados aceitaram reduzir os salários em cinco por cento para conservar o emprego e salvar os diários regionais do grupo.

"A Cooperativa Nacional de Informação Independente (CN2i) vai tornar-se o primeiro grande grupo de imprensa de natureza cooperativa do Quebeque", felicitou-se a nova estrutura, em comunicado.

O novo grupo obteve o apoio financeiro de vários parceiros no montante de 21 milhões de dólares (14,4 milhões de euros).

"Agora existem 350 proprietários", declarou à Radio-Canada o vice-presidente da nova cooperativa, Jean-François Néron. "Estamos muito satisfeitos da decisão que foi tomada pelo juiz", acrescentou.

Os principais perdedores da operação são os reformados do grupo, que devem perder entre 25% e 30% da sua pensão a partir de 2020. Eles tinham contestado o plano de salvação perante a justiça e não afastaram a possibilidade de recorrer, segundo a Radio-Canada.

O plano de negócios da nova estrutura passa pela "aceleração da transição digital do grupo de comunicação e diversificação das atividades", explica-se no documento.

Em agosto último, o grupo GCM, atingido em pleno pela descida das receitas publicitárias que atinge os meios de comunicação, pedira a colocação sob a proteção da lei sobre as falências.

O governo do Quebeque facultou-lhe então um crédito de emergência de cinco milhões de dólares canadianos para o manter a funcionar, enquanto aguardava o aparecimento de um comprador.

O grupo Capitales Médias publica os diários regionais francófonos Le Soleil, do Quebeque, La Tribune, de Sherbrooke, Le Nouvelliste, de Trois-Rivières, Le Droit, de Ottawa-Gatineau, La Voix de l'Est, de Granby, e o Le Quotidien, de Chicoutimi.

Em 2017, o grupo já tinha beneficiado de um empréstimo governamental de 10 milhões de dólares, criticado por alguns concorrentes, como o Québécor. Este possui dois grandes diários, a saber o Journal de Montréal e Journal de Québec.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório