Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Sismo de magitude 6,0 atinge Guatemala sem provocar feridos ou danos

Um sismo de magnitude 6,0 na escala de Richter sacudiu hoje a costa da Guatemala, no Oceano Pacífico, sem causar vítimas ou danos materiais, declarou uma fonte oficial.

Sismo de magitude  6,0 atinge Guatemala sem provocar feridos ou danos
Notícias ao Minuto

15:46 - 19/12/19 por Lusa

Mundo Sismo

O abalo foi registado em mar aberto às 06:35 locais (12:35 em Lisboa), especificamente na costa do departamento de Escuintla (sul), a cerca de 40 quilómetros da costa e a 150 quilómetros da Cidade da Guatemala, segundo um comunicado de imprensa do Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (INSIVUMEH).

O tremor ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros e foi sentido em todo o território guatemalteco, segundo a mesma fonte.

O Coordenador Nacional para a Redução de Desastres (CONRED) estabeleceu que não registo que o sismo de hoje, com o qual milhares de guatemaltecos acordaram, tenha causado danos materiais ou vítimas.

Segundo os meios de comunicação locais, o sismo inicial foi seguido por um de menor magnitude, que ainda não foi relatada pelo INSIVUMEH.

A Guatemala é considerada pelas autoridades locais como um país de alta atividade sísmica, devido à topografia do território, onde, segundo dados oficiais, centenas de movimentos são registados anualmente.

O CONRED recomenda que a população do país da América Central tenha em mãos uma mochila de "72 horas" em caso de emergência, com alimentos não perecíveis, água, lanterna e documentos pessoais, entre outros objetos.

A Guatemala faz parte da Faixa do Pacífico ou Anel de Fogo, que concentra algumas das áreas mais importantes de placas tectônicas do mundo e, portanto, existe uma forte atividade sísmica. Além da Guatemala, outros países como Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Estados Unidos, Colômbia, Panamá, México e Canadá também fazem parte da faixa.

A 13 de novembro, um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter, também na costa do Oceano Pacífico, causou alarme na população do país da América Central.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório