Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Polícia detém mais de 300 alegados membros da máfia em quatro países

A polícia deteve hoje mais de 300 alegados membros da organização criminosa 'Ndrangheta' na Itália, Suíça, Alemanha e Bulgária, numa grande operação contra a máfia.

Polícia detém mais de 300 alegados membros da máfia em quatro países
Notícias ao Minuto

13:48 - 19/12/19 por Lusa

Mundo Itália

Só em Itália, 2.500 polícias participaram em buscas que também visaram propriedades avaliadas em 15 milhões de euros, com foco na cidade calabresa de Vibo Valentina, mas estendendo-se por grande parte do país.

Entre os detidos estão um antigo legislador, um ex-funcionário regional, um presidente da Câmara da Calábria, um funcionário do partido político e um comandante dos Carabineiros anteriormente designado para a capital da Calábria.

Os suspeitos foram detidos por suspeita de extorsão, assassínio de lavagem de dinheiro e por pertenceram a uma organização da máfia.

"É a maior operação desde o mega-julgamento de Palermo", indicou o procurador anti-máfia Nicola Gratteri à agência de notícias italiana ANSA.

Gratteri referia-se a um julgamento contra a máfia siciliana que decorreu de 1986 até o início de 1992 e que levou à condenação de mais de 300 pessoas, tendo sido considerado o julgamento mais significativo de todos os tempos contra a máfia siciliana.

"Nós interrompemos completamente os clãs da província de Vibo, mas as regiões italianas estavam envolvidas desde os Alpes até à Sicília", disse Gratteri.

O 'Ndrangheta' ofuscou cada vez mais a Cosa Nostra da Sicília em poder e património, infiltrando-se em todos os setores da vida económica e política italiana.

O grupo, que se formou na região da Calábria, espalhou-se para o norte da Itália, onde migrou nas décadas de 1970 e 1980, para a Alemanha, Canadá e a Austrália.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório