Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Dezenas de campas vandalizadas em cemitério judeu na Eslováquia

As lápides foram viradas ao contrário, partidas e graffitadas.

Dezenas de campas vandalizadas em cemitério judeu na Eslováquia
Notícias ao Minuto

15:17 - 18/12/19 por Sara Gouveia

Mundo Eslováquia

Pelo menos 75 campas e monumentos foram vandalizados num cemitério judeu no norte da Eslováquia. A polícia local classificou o crime como "monstruoso" e com consequências e danos espirituais "incalculáveis".

As lápides foram viradas ao contrário, partidas e graffitadas com suásticas no cemitério de Namestovo, perto da fronteira polaca, revelou o líder da comunidade judaica eslovaca, citado pela CNN, acrescentando que os habitantes locais não-judeus têm cuidado do cemitério há décadas, desde que a comunidade foi morta na Segunda Guerra Mundial.

"As campas têm permanecido intactas há décadas e sobreviveram à guerra. Os habitantes perceberam que os familiares já não iam cuidar dos entes queridos porque já tinham ido pela chaminé", disse em referência às câmaras de gás onde os judeus foram mortos no Holocausto.

O Congresso Mundial de Judeus agradeceu às autoridades locais por estarem a tratar o ataque com a severidade que merece e espera que os culpados sejam localizados e levados à justiça. "Isto foi um ataque imperdoável contra a comunidade judaica e tem de ser condenado ao mais alto nível", sublinharam.

A polícia informa que vai ser aberta uma investigação criminal pelo crime de profanação de locais de descanso final.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório