Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Emily O'Reilly eleita para 2.º mandato como provedora europeia

A provedora europeia, Emily O'Reilly, vai cumprir um segundo mandato de cinco anos no cargo, depois de ter sido hoje reconduzida, por 320 votos em 600, pelo Parlamento Europeu.

Emily O'Reilly eleita para 2.º mandato como provedora europeia
Notícias ao Minuto

14:19 - 18/12/19 por Lusa

Mundo União Europeia

Segundo um comunicado, dos 600 eurodeputados que votaram, uma maioria de 320 foram a favor de uma recondução de O'Reilly como provedora (Ombudsman) europeia, cargo em que iniciou funções em 2013, com uma agenda centrada na transparência da tomada de decisões na União Europeia (UE).

"Estou encantada por ter sido reeleita para um segundo mandato", disse a provedora em comunicado, salientando que nos próximos cinco anos, vai "ajudar a assegurar que a UE mantém os mais altos padrões na administração, transparência e ética. Os europeus não esperam nem desejam menos do que isso".

A irlandesa propõe-se ainda alargar a exigência de transparência à adoção de legislação pelos governos nacionais em Bruxelas.

"Temos que acabar com a cultura de que 'a culpa é de Bruxelas', quando frequentemente são os ministros dos governos nacionais que tomam decisões chave na UE", em sede das reuniões do Conselho da União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório