Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente da Tunísia promete concretizar reivindicações da revolução

O Presidente tunisino homenageou hoje as reivindicações da revolução, no nono aniversário do início da revolta popular que pôs termo ao regime de Zine El Abidine Ben Ali, durante uma visita imprevista ao centro do país.

Presidente da Tunísia promete concretizar reivindicações da revolução
Notícias ao Minuto

19:33 - 17/12/19 por Lusa

Mundo Tunísia

Eleito por larga margem em outubro, Kais Saied não emitiu praticamente nenhuma declaração desde a sua tomada de posse em novembro.

Esta tarde, e sem qualquer anúncio prévio aos 'media', o chefe de Estado deslocou-se a Sidi Bouzid onde ocorreram as primeiras manifestações que implicaram o derrube de Ben Ali, que morreu em setembro no seu exílio na Arábia Saudita após fugir do país magrebino no início de 2011.

Kais Saied prometeu concretizar "no quadro da Constituição e na legitimidade" as principais reivindicações da revolução, que continuam a ser ecoadas pelos habitantes desta região: "liberdade, trabalho e dignidade".

"Vou trabalhar apesar das manipulações (...) e das conjuras (...) para realizar as vossas reivindicações", prometeu perante uma multidão compacta no centro de Sidi Bouzid, segundo um correspondente da agência noticiosa AFP.

O Presidente tunisino anunciou que a data de 17 de dezembro vai tornar-se num dia de festa nacional. A Tunísia já celebra o 14 de janeiro, o dia da fuga de Ben Ali.

Em 17 de dezembro de 2010, o povo da Tunísia revoltou-se após a imolação do jovem Mohamed Bouazizi, um vendedor ambulante que protestava contra a confiscação da sua mercadoria na região marginalizada de Sidi Bouzid.

Após a revolução, esta região registou diversos tumultos motivados pelo desemprego e a pobreza, e nenhum presidente respondeu às expectativas sociais das populações locais que se consideram marginalizadas pelo poder, apesar de diversos melhoramentos nas infraestruturas da cidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório