Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Ex-assessor de campanha de Trump condenado a 45 dias de prisão

Rick Gates, assessor durante a campanha eleitoral de Donald Trump, foi condenado por conspiração e falso testemunho.

Ex-assessor de campanha de Trump condenado a 45 dias de prisão
Notícias ao Minuto

17:34 - 17/12/19 por Anabela Sousa Dantas

Mundo Rick Gates

Rick Gates, o 'número dois' da campanha eleitoral do presidente norte-americano, foi condenado a 45 dias de prisão e três anos de liberdade condicional por conspiração e falso testemunho na investigação à alegada ingerência russa nas eleições presidenciais de 2016, reporta o Washington Post.

O ex-assessor de Donald Trump, que trabalhava na campanha eleitoral sob a supervisão de Paul Manafort, poderá cumprir os dias de prisão aos fins de semana ou de outra forma que seja negociada com os agentes federais (FBI).

Gates é uma das mais de três dezenas de pessoas processadas no âmbito da investigação de Robert Muller à alegada interferência da Rússia nas eleições dos Estados Unidos, em 2016. Outros cinco antigos assessores de Trump foram processados (Paul Manafort, Roger Stone, George Papadopoulos, Michael Cohen e Michael Flynn), além de 26 cidadãos russos.

O lóbista declarou-se culpado, em fevereiro de 2018, das acusações pelas quais foi condenado, numa tentativa de reduzir a pena em que incorria: na altura, apontava-se para uma pena de entre 57 a 71 meses de prisão.

Esta poderia, porém, ser reduzida pelo procurador mediante a colaboração do acusado, o que acabou por acontecer, tendo até sido elogiado pelo Departamento de Justiça pela sua cooperação "consistente e leal".

Rick Gates foi acusado de contactar em 2016, mesmo antes das eleições presidenciais, com uma pessoa que, segundo o FBI, tem relações com a espionagem russa.

Todos os colaboradores de Trump acusados se declararam culpados no julgamento e os três que anteriormente já tinham sido condenados sofreram igualmente penas de prisão efetiva. Dois outros colaboradores ainda aguardam uma sentença judicial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório