Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente da Comissão Europeia quer reunir com Trump no início de 2020

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou hoje que pretende reunir-se com o Presidente dos EUA, Donald Trump, no início de 2020, para tentar resolver disputas comerciais.

Presidente da Comissão Europeia quer reunir com Trump no início de 2020
Notícias ao Minuto

17:18 - 17/12/19 por Lusa

Mundo Ursula von der Leyen

As relações comerciais entre os Estados Unidos e a União Europeia (UE) degradaram-se após a decisão da França e de outros estados membros de introduzir taxas contra os gigantes digitais Google, Apple, Facebook e Amazon.

Em retaliação, Donald Trump ameaçou impor tarifas adicionais a mais de dois mil milhões de euros em produtos franceses, incluindo 'champagne' e queijos, apesar de ter minimizado o diferendo comercial com a França, durante uma recente reunião com o Presidente francês, Emmanuel Macron, em Londres.

Agora, a presidente da Comissão Europeia procura encontrar uma solução diplomática para o conflito comercial, através de uma reunião presencial entre os dois líderes no início do próximo ano.

"Falei com Donald Trump por telefone. Conversámos brevemente sobre relações entre a União Europeia e os Estados Unidos. Aguardo ansiosamente por uma reunião no início de 2020", anunciou hoje von der Leyen na sua conta pessoal da rede social Twitter.

"A amizade e a estreita cooperação entre a Europa e os Estados Unidos são cruciais para o sucesso mútuo", acrescentou a presidente da Comissão, que já tinha proposto o fortalecimento do arsenal comercial da UE.

"Não nos podemos dar ao luxo de ficar indefesos se uma solução satisfatória não puder ser obtida" na Organização Mundial do Comércio (OMC), no caso de uma disputa comercial, disse recentemente o comissário europeu do Comércio, Phil Hogan.

O comissário referia-se ao facto de os Estados Unidos se terem recusado, por vários meses, a nomear juízes para o Tribunal de Recurso do Órgão de Solução de Litígios da OMC, que deixou a organização praticamente inoperacional, desde a semana passada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório