Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Supremo da Polónia denuncia influência do poder político sobre a justiça

O Supremo Tribunal polaco alertou hoje contra um projeto de lei para punir os juízes que contestam as reformas judiciárias em curso, considerando que está em risco a eventual saída da Polónia da União Europeia (UE).

Supremo da Polónia denuncia influência do poder político sobre a justiça
Notícias ao Minuto

15:29 - 17/12/19 por Lusa

Mundo Polónia

Num comentário de 40 páginas, o tribunal considera que o projeto entregue na quinta-feira pelos deputados do partido conservador nacionalista Lei e Justiça (PiS) é uma "tentativa de forçar os juízes (...) a aplicarem todas os regulamentos aprovados pela maioria no poder", mesmo que um tribunal os julgue "incompatíveis com normas legais superiores".

O texto prevê sanções que podem ir até à exclusão para os juízes que ponham em causa a legalidade da nomeação de um outro juiz, assim como por "atividades de caráter político" ou que possam "prejudicar o funcionamento do sistema de justiça".

O poder apresentou o projeto como visando evitar o caos no sistema judicial polaco.

Para a oposição, o risco de caos vem precisamente das reformas controversas e criticadas pela Comissão Europeia, enquanto a futura lei é uma "tentativa de amordaçar" os magistrados contestatários.

O Supremo Tribunal, por seu turno, considera "muito provável" que o texto, a ser aprovado, conduza ao "desencadeamento pelas instituições europeias de um procedimento para determinar o desrespeito pela Polónia dos compromissos decorrentes dos tratados e, a longo prazo, à necessidade de deixar a União Europeia".

Várias organizações de magistrados, assim como a Fundação Helsínquia para os Direitos Humanos e o Comité de Defesa da Democracia (KOD, oposição) apelaram a manifestações contra o projeto de lei na quarta-feira, diante do parlamento em Varsóvia e dos tribunais numa centena de outras cidades polacas.

Para Danuta Przywara, presidente da Fundação Helsínquia na Polónia, a entrada em vigor do texto marcará "o fim da separação dos poderes e o regresso ao poder único que conhecemos na época da Polónia comunista".

A iniciativa dos conservadores surge em reação a uma decisão no início de dezembro do Supremo Tribunal, na sequência de um parecer do Tribunal de Justiça da UE.

O tribunal considerou na altura que o novo Conselho da Magistratura, o órgão que nomeia os juízes, não oferecia garantias de independência em relação ao poder político, questionando uma parte das reformas desejadas pelo poder.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório