Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Turquia detém 181 pessoas alegadamente ligadas tentativa de golpe de 2016

As autoridades turcas detiveram 181 pessoas hoje como parte de investigações contra os partidários do movimento do religioso Fethullah Gülen, acusado de fomentar o golpe falhado de julho de 2016, segundo o gabinete do procurador de Ancara.

Turquia detém 181 pessoas alegadamente ligadas tentativa de golpe de 2016
Notícias ao Minuto

10:12 - 17/12/19 por Lusa

Mundo Ancara

As prisões ocorreram depois de o Ministério Público ter emitido mandados de detenção para 260 pessoas suspeitas de usar o ByLock, uma aplicação de mensagens encriptadas que Ancara considera o meio de comunicação privilegiado dos "golpistas" e que serviu como prova em vários processos relacionados ao golpe falhado.

Dezoito outros mandados de detenção, incluindo dez contra médicos, foram emitidos como parte de uma segunda investigação sobre o golpe, disse a fonte.

Entre os suspeitos, 171 foram presos em Ancara e dez em outras províncias. Os outros suspeitos sujeitos a mandados de prisão ainda estão a ser procurados.

Além disso, o principal partido da oposição na Turquia, o CHP, anunciou que um autarca do partido num distrito da cidade de Izmir (oeste), Burak Oguz, havia sido detido por supostas ligações com o movimento de Fethullah Gülen.

"Condenamos a detenção de um funcionário eleito sob o pretexto da lei. Apoiamos o nosso autarca", reagiu o chefe do CHP na província de Izmir, Deniz Yucel, na rede social Twitter.

O religioso Fethullah Gülen, exilado nos Estados Unidos há vinte anos, lidera um movimento acusado por Ancara de ter-se infiltrado em instituições turcas para derrubar o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Segundo Ancara, Gülen é o cérebro da tentativa de golpe que ocorreu em julho de 2016, mas o religioso nega a acusação.

Desde o golpe falhado, as autoridades perseguem incansavelmente os seus apoiantes, em expurgos de escala sem precedentes na história moderna turca.

Mais de 50.000 pessoas foram detidas e mais de 140.000 demitidas ou suspensas de suas funções.

As ondas de prisões continuam em ritmo acelerado, mais de três anos após a tentativa de golpe.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório