Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Antigo líder do Paquistão, Musharraf, condenado à morte por alta traição

Pervez Musharraf, chefiou o país após um golpe de Estado militar em 1999, foi condenado à morte, por um tribunal especial em Islamadabad.

Antigo líder do Paquistão, Musharraf, condenado à morte por alta traição
Notícias ao Minuto

08:43 - 17/12/19 por Sara Gouveia

Mundo Paquistão

O ex-general Pervez Musharraf, antigo líder militar do Paquistão, foi sentenciado à morte numa audição judicial especial em Islamabad. Os tribunal composto por três membros decidiu sentenciá-lo pela acusação de alta traição pendente desde 2013. 

"Um tribunal especial formado por três juízes condenou Pervez Musharraf à morte. O tribunal determinou que havia cometido alta traição", declarou o advogado do antigo chefe de Estado paquistanês, Azhar Siddique.

Foi acusado de alta traição e subversão da Constituição paquistanesa, em 2007, para impor a lei marcial e manter o poder. Renunciou ao cargo em Agosto de 2008 perante a certeza de que iria ser destituído pelo Parlamento paquistanês.

O processo contra o ex-Presidente começou em 2013 e Musharraf era acusado de impor o estado de emergência e decretar a prisão de dezenas de juízes no Governo do então primeiro-ministro Nawaz Sharif, precisamente o Presidente que Musharraf retirou do poder num golpe de Estado em 1999.

É o primeiro governante militar a alguma vez enfrentar um julgamento no Paquistão. O veredicto foi anunciado com uma maioria de 2 para 1, refere a BBC.

Musharraf, agora com 76 anos,  chefiou o país após um golpe de Estado militar em 1999 e foi presidente do Paquistão entre 2001 e 2008.

De momento, o antigo governante encontra-se no Dubai após ter sido autorizado a sair do país para receber tratamentos médicos em 2016.

Num comunicado em vídeo emitido a partir do seu quarto de hospital, no início deste mês, Musharraf descreveu o caso contra si como "infundado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório