Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Pelo menos sete mortos na sequência de sismo nas Filipinas

Pelo menos sete pessoas morreram nas Filipinas na sequência do sismo que atingiu no domingo a ilha de Mindanao, anunciaram hoje as autoridades em novo balanço.

Pelo menos sete mortos na sequência de sismo nas Filipinas
Notícias ao Minuto

06:30 - 17/12/19 por Lusa

Mundo Filipinas

O Gabinete de Defesa Civil filipino apontou ainda para a existência de 86 pessoas feridas, numa altura em que prosseguem as operações de busca e resgaste.

O sismo abalou a província de Davao del Sur, que em outubro já havia sofrido outros três eventos sísmicos, e na segunda-feira ainda foram registados vários tremores secundários que obrigaram a suspender as operações.

O terramoto foi registado no domingo às 14:11, (06:11 em Lisboa) e o seu epicentro localizou-se a nove quilómetros a oeste de Matanao e a seis a noroeste de Padada, com uma profundidade de cerca de 30 quilómetros, segundo o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia.

O Instituto calibrou a magnitude do sismo em 6,9, ainda que o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que regista a atividade sísmica em todo o mundo, o tenha situado em 6,8. O abalo foi seguido por dezenas de réplicas, algumas de magnitude superior a 5.

As Filipinas estão situadas sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, zona onde se regista cerca de 90 por cento da atividade sísmica e vulcânica do mundo e que é afetada por cerca de 7.000 sismos por ano, a maioria moderados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório