Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Rússia e China propõem na ONU alívio de sanções à Coreia do Norte

A Federação Russa e a China propuseram na segunda-feira ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) a redução das sanções à Coreia do Norte, na condição de esta se comprometer com a desnuclearização da península.

Rússia e China propõem na ONU alívio de sanções à Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

01:07 - 17/12/19 por Lusa

Mundo ONU

No projeto de resolução, obtido pela AFP e que surpreendeu várias representações diplomáticas, sublinhou-se a necessidade de ter "a abordagem mais favorável" perante as exceções pretendidas às sanções, que têm um objetivo humanitário.

No texto, além de se expressarem felicitações "pelo diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte a todos os níveis" com vista a uma nova relação, também se defendeu "um reinício rápido das negociações a seis" (China, as duas Coreias, EUA, Federação Russa e Japão), lançadas em 2003, das quais Pyongyang se retirou em 2009.

O futuro do texto é incerto e não há qualquer prazo para a sua discussão, segundo diplomatas.

Na ONU, a redação de textos ligados à Coreia do Norte é tradicionalmente feita pelos EUA, pelo que este é particularmente singular a este respeito.

O texto sino-russo defende também que não sejam abrangidos pelas sanções todos os projetos de cooperação rodoviários e ferroviários entre as duas Coreias.

Em anexo são apresentadas três páginas com os produtos que devem sair da lista de sanções, entre os quais 'bulldozers', pequenos tratores, numerosos objetos metálicos, máquinas de lavar, aspiradores, bicicletas, carrinhos de bebés e extintores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório