Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Marrocos expande espaço marítimo e incorpora águas do Saara Ocidental

O parlamento marroquino aprovou hoje duas leis para delimitar pela primeira vez o seu espaço marítimo com Espanha e Mauritânia, e incorporar o mar adjacente ao Saara Ocidental nas suas águas territoriais.

Marrocos expande espaço marítimo e incorpora águas do Saara Ocidental
Notícias ao Minuto

23:50 - 16/12/19 por Lusa

Mundo Marrocos

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Marrocos, Naser Burita, que apresentou hoje as leis na comissão dos Negócios Estrangeiros da Câmara dos Representantes, qualificou os textos como "históricos" e "soberanos".

A aprovação das duas leis por unanimidade de todos os grupos na comissão faz antecipar que a sua passagem pelo plenário seja um mero trâmite.

Burita adiantou que estes textos delimitam as 12 milhas de águas territoriais, as 200 milhas da Zona Económica Exclusiva e as 350 milhas da plataforma continental para harmonizar as leis internas marroquinas com a Convenção da ONU sobre o Direito do Mar.

O ministro reconheceu que esta delimitação "pode criar problemas" com Espanha, mas adiantou que esse assunto pode resolver-se através do diálogo.

"Marrocos não impõe uma política de factos consumados e não fechou o diálogo com a Espanha nem com a Mauritânia, para resolver qualquer problema através do consenso", garantiu.

Burita sublinhou que o seu país mantém "relações muito positivas" com Espanha, e acrescentou que qualquer questão que se coloque de sobreposição da fronteira marítima com as ilhas Canárias ou a área do Mediterrâneo pode ser tratada através do diálogo e no quadro de parceria que une os dois Estados.

As leis que regulavam o espaço marítimo de Marrocos datam de 1975 e 1982 e tinham como limite a sul a cidade de Tarfaya mas, com a nova lei adotada hoje, Marrocos estende a sua tutela jurídica sobre o espaço marítimo que inclui o Saara Ocidental.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório