Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Irlanda do Norte retoma negociações para acordo de governação

Depois de quase três anos sem governo autónomo, unionistas e republicanos da Irlanda do Norte retomaram hoje negociações para tentar chegar a um acordo de partilha do poder.

Irlanda do Norte retoma negociações para acordo de governação
Notícias ao Minuto

17:23 - 16/12/19 por Lusa

Mundo Irlanda do Norte

Os dois partidos têm até 13 de janeiro para aproximar posições, data em que, na falta de acordo, o executivo britânico deverá convocar eleições regionais.

O governo da província britânica é partilhado entre os unionistas do Partido Unionista Democrático (DUP) e os republicanos do Sinn Fein, no âmbito do Acordo de Sexta-Feira Santa que em 1998 pôs fim a 30 anos de conflito.

A anterior coligação governamental demitiu-se em janeiro de 2017 na sequência de um escândalo político-financeiro e desde então as negociações realizadas não permitiram alcançar um acordo.

Mas as legislativas de quinta-feira passada no Reino Unido alteraram o contexto nacional e a relação de forças na província.

Com a maioria absoluta alcançada pelos Conservadores, que prometeram sair da União Europeia a 31 de janeiro, a necessidade de ultrapassar o impasse norte-irlandês ganha importância, uma vez que o parlamento regional tem uma palavra-chave nas controversas disposições aduaneiras previstas para evitar uma fronteira física com a República da Irlanda.

Até agora, as negociações norte-irlandesas eram dificultadas pela aliança do DUP com os Conservadores no parlamento britânico, mas depois da maioria absoluta obtida na quinta-feira, os Tories já não precisam de alianças para concretizar o 'Brexit'.

Para a líder do Sinn Fein, Mary Lou McDonald, trata-se de uma "evolução significativa", porque o DUP estava 'embrenhado' "no melodrama e nas disfunções em torno do 'Brexit'" e "voltar novamente a sua atenção" para a província.

Para Arlene Foster, líder do DUP, um acordo deve refletir o facto de haver "populações divididas na Irlanda do Norte e que todas essas populações devem ter o seu lugar".

As legislativas britânicas traduziram-se na Irlanda do Norte num resultado inédito.

Pela primeira vez, os republicanos elegeram mais deputados ao parlamento de Westminster (nove, sete dos quais do Sinn Fein e dois do Partido Social-Democrata e Trabalhista SDLP) do que os unionistas do DUP (oito).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório