Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Regulador das comunicações russo pede explicações ao Twitter por bloqueio

O regulador das comunicações na Rússia (Roskomnadzor) exigiu hoje explicações da rede social Twitter por ter bloqueado uma série de contas de instituições e autoridades russas e pediu a reposição das mesmas.

Regulador das comunicações russo pede explicações ao Twitter por bloqueio
Notícias ao Minuto

12:07 - 16/12/19 por Lusa

Mundo Twitter

Entre os afetados estão a agência de cooperação internacional (Rossotrudnichestvo @rsgov), o projeto "Joroshie novosti" (@good_events_), e o presidente da comissão para o desenvolvimento da comunidade de informação da Câmara Cívica, Alexandr Malkevich (@McCevich), indicou a entidade num comunicado.

A denúncia foi encaminhada à diretora de políticas públicas e comunicações da Europa, Médio Oriente e África do Twitter, Sinead McSweeney.

"Infelizmente, não conhecemos as circunstâncias e as causas para este tipo de ação do Twitter, algo que nos causou espanto", lê-se no comunicado de imprensa.

Segundo o Roskomnadzor, as publicações nas contas bloqueadas "não contêm nenhuma informação ilegal ou perigosa e não contradizem as normas estabelecidas pela rede social".

O regulador expressou preocupação com estes incidentes e observou que estes bloqueios violam os princípios da liberdade de expressão. A situação agrava-se, destacou o regulador, com a recusa do Twitter em bloquear contas com conteúdo "realmente perigoso" para os utilizadores.

"O Roskomnadzor já havia enviado notificações ao Twitter sobre a necessidade de bloquear mais de 950 publicações. Em particular, nas páginas da rede social, existem informações extremistas, pornografia infantil, conteúdos que promovem suicídios, informações sobre vendas de drogas", afirmou.

O órgão regulador russo descobriu que estes materiais ainda podem ser lidos no Twitter.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório