Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Vala comum com 643 corpos de civis descoberta no Iraque

As mortes deverão estar relacionadas com a milícia iraquiana que libertou Fallujah do Estado Islâmico.

Vala comum com 643 corpos de civis descoberta no Iraque
Notícias ao Minuto

09:01 - 16/12/19 por Sara Gouveia

Mundo Iraque

Uma vala comum com os restos mortais de 643 civis foi descoberta perto de um campo de batalha do Estado Islâmico no Iraque. As autoridades acreditam que os corpos encontrados no interior deverão pertencer a membros de uma tribo sunita tomada como alvo pelas milícias iraquianas

Segundo o meio de comunicação saudita Al Arabiya, citado pelo Independent, fontes oficiais confirmaram que os corpos encontrados na berma de uma estrada, a 5 quilómetros de Fallujah, pertenciam à tribo al-Muhamdah - um grupo que desapareceu em 2016 e que não foi visto desde então.

O território deverá ter estado sob o controlo de soldados iraquianos, que dão pelo nome de Unidades de Mobilização Popular (PMU), um conjunto de milícias acusadas pelos Estados Unidos e Israel de serem apoiadas pelo Irão. Essas milícias estavam entre outras envolvidas na retirada do Estado Islâmico do país e foram a chave na batalha de Fallujah, onde lutaram lado a lado com o exército iraquiano para libertar a cidade, em 2016.

No entanto, pouco depois da libertação do território a Aministia Internacional deu conta de que pelo menos 643 homens e jovens tinham desaparecido da região numa série de raptos por homens que se identificavam como pertencendo às Unidades de Mobilização Popular (PMU).

O grupo predominantemente xiita é formado por múltiplas fações, várias milícias juram lealdade ao líder supremo iraniano, Ali Khamenei.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório