Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Consultas para escolher novo chefe do governo do Líbano arrancam hoje

As consultas para escolher um novo chefe do governo do Líbano, cujo primeiro-ministro Saad Hariri está demissionário desde finais de outubro, estão previstas arrancar hoje.

Consultas para escolher novo chefe do governo do Líbano arrancam hoje
Notícias ao Minuto

06:25 - 16/12/19 por Lusa

Mundo Líbano

Marcadas inicialmente pela Presidência libanesa para 09 de dezembro, as consultas parlamentares seriam, nesse mesmo dia, adiadas em uma semana. As consultas devem prolongar-se até dia 22.

Desde 17 de outubro que o país é palco de manifestações populares exigindo a saída do conjunto da classe dirigente, considerada corrupta e incapaz de retirar o Líbano da precária situação económica e financeira em que se encontra.

O detonador dos protestos, dos maiores em anos, foi a decisão do governo de impor novos impostos no quadro do seu programa de austeridade, taxando, por exemplo, as chamadas e mensagens através da aplicação WhatsApp.

O movimento de contestação levou à renúncia, a 29 de outubro, do primeiro-ministro Saad Hariri, que tem vindo a gerir os assuntos correntes enquanto se mantém o impasse político.

Na passada quinta-feira, Saad Hariri pediu às organizações financeiras internacionais para que apoiassem um plano de resgate de emergência para o país.

No dia anterior, numa reunião em Paris, os principais apoiantes internacionais do Líbano, incluindo o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, condicionaram qualquer ajuda financeira à formação de um governo "eficaz e credível", que deverá iniciar rapidamente reformas.

A contestação nas ruas e o atual impasse político agravaram a situação económica do país, com crescentes restrições bancárias, falta de liquidez e receios de uma desvalorização da moeda, indexada ao dólar desde 1997.

O Líbano tem uma dívida de mais de 86 mil milhões de dólares (77,7 mil milhões de euros), que representa 150% do produto interno bruto (PIB), e, segundo o Banco Mundial, o crescimento económico do país deve recuar 0,2% este ano.

Cerca de um terço dos libaneses vive abaixo do limiar de pobreza e o desemprego, que atinge mais de 30% da população jovem, tem aumentando de modo consistente nos últimos anos, de acordo com o Banco Mundial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório