Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Greta fez tweet sobre viagem de comboio. Empresa de comboios chateou-se

Greta Thunberg estava apenas a documentar a sua viagem de comboio, mas transportadora alemã acusou algum melindre. A ativista sueca já respondeu.

Greta fez tweet sobre viagem de comboio. Empresa de comboios chateou-se
Notícias ao Minuto

23:06 - 15/12/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Greta Thunberg

Ainda mal tinha saído da Cimeira do Clima em Madrid, que terminou no sábado, já Greta Thunberg estava a publicar uma imagem nas redes sociais que lhe valeu mais uma crítica, desta vez por parte da companhia de comboios alemães.

A ativista sueca de apenas 16 anos de idade documentou a sua viagem de comboio com destino à Suécia, onde vai passar o Natal, com recurso a uma imagem. "A viajar em comboios sobrelotados ao longo da Alemanha. E estou finalmente a caminho de casa!", escreveu na legenda de uma fotografia sua, sentada em cima de malas de viagem.

A companhia alemã de comboios, Deutsche Bahn, reagiu à publicação da jovem em dois tempos, de acordo com a imprensa alemã: primeiro num 'tweet' onde lamentava a sobrelotação, prometendo melhorar o serviço, depois - apagando a primeira publicação - acusando a sueca de ingratidão.

"Querida Greta. Obrigado por apoiar os caminhos de ferro na luta contra as alterações climáticas! Ficámos felizes por ter viajado connosco no sábado no ICE 74", começaram por escrever. "Mas teria sido ainda melhor se tivesse também referido como foi tratada de forma amigável e competente pela nossa equipa no seu lugar na primeira classe", continuou a empresa.

Esta reação por parte da empresa de transportes gerou algumas convulsões nas redes sociais, sobretudo no sentido de criticar a jovem por uma suposta "ingratidão".

A ativista, entretanto, já reagiu na mesma plataforma, aclarando o sentido das suas palavras. "O nosso comboio desde Basileia foi retirado de serviço. Portanto, tivemos que nos sentar no chão em 2 comboios diferentes. Depois de Göttingen, consegui um lugar. Isto não é um problema, como é lógico, e nunca disse que era. Comboios sobrelotados são um excelente sinal, porque significa que a procura é grande", escreveu.

Sublinhe-se que a Cimeira do Clima da ONU já tem documento final acerca da ambição climática em 2020 e cumprimento do Acordo de Paris, que limita os países para impedir a subida da temperatura média do planeta este século acima de 1,5 graus. O acordo, intitulado 'Chile-Madrid, hora de agir', foi alcançado quase dois dias após o dia marcado para encerrar a conferência COP25.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório