Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Colapso de mina na República Democrático do Congo faz 28 mortos

Vinte e oito mineiros morreram sábado em consequência do colapso de uma mina de ouro em Ituri, no leste da República Democrática do Congo, onde nos últimos dias se têm registado fortes chuvas, anunciaram hoje as autoridades locais.

Colapso de mina na República Democrático do Congo faz 28 mortos
Notícias ao Minuto

14:02 - 15/12/19 por Lusa

Mundo República Democrático do Congo

"Até agora já retirámos 28 corpos, incluindo crianças que trabalham junto de adultos", disse o deputado local Paulin Odiama, que admite que o número de vítimas possa aumentar.

O governador da província, Dieudonné Apasa, precisou que o acidente ocorreu sábado, entre as 17:30 e as 18:00 locais (entre as 15:30 e as 16:00 em Lisboa).

"Eles foram surpreendidos por um deslizamento de terras que os envolveu. As chuvas que caem quase todos os dias, nos últimos tempos, na região, são as principais causas deste colapso", adiantou.

O incidente ocorreu na mina de ouro de Ndiyo, no território Watsha, na província de Haut-Uele.

Mais a sul desta província, uma rede de organizações da sociedade civil também identificou "31 casos de morte, entre 07 e 14 de dezembro, devido a deslizamentos de terra, subsidência de solo ou paredes desabadas" em Bukavu, onde "a precipitação é particularmente abundante.

Em outubro, o último deslizamento de terras numa mina de pequena escala provocou a morte de 31 pessoas em Maniema, enquanto em Kinshasa a chuva matou pelo menos 41 pessoas em 26 de novembro.

Na República Democrática do Congo, os acidentes em minas operadas por mineiros artesanais são frequentes e muitas vezes mortais, ocorrendo em locais extremamente isolados onde as escavadoras artesanais trabalham em condições difíceis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório