Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Pescadores capturam o “maior tubarão do mundo” e devolvem-no ao mar

Fêmea estava “grávida”, media quase seis metros e pesava 700 quilos.

Pescadores capturam o “maior tubarão do mundo” e devolvem-no ao mar
Notícias ao Minuto

14:11 - 15/12/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tubarão

Uma fêmea de tubarão albafar, com 5,7 metros e 700 quilos, foi capturada acidentalmente por dois pescadores no mar Adriático, ao largo da cidade de Sibenik, na Croácia.

De acordo com o Daily Mail, este “é o maior tubarão alguma vez apanhado no mundo”. Contudo, como a fêmea “estava grávida”, os pescadores devolveram-na ao mar, tal como exige a lei da Croácia.

Os pescadores garantem que a captura foi “acidental” e que ficaram surpreendidos quando puxaram a rede e encontraram um tubarão.

Antes de devolver o animal ao mar, os pescadores tiraram várias fotografias e gravaram vídeos que, posteriormente, partilharam nas redes sociais.

O maior tubarão capturado até agora

À mesma publicação britânica, o biólogo marinho e oceanógrafo da National Geographic, Andrej Gajic, recordou que “o maior exemplar comprovado cientificamente até à data tinha 4,82 metros e pesava cerca de 600 quilos”, ou seja, se os pescadores mediram bem a fêmea agora capturada, essa será certamente o maior tubarão do mundo.

Já sobre o perigo da presença de tubarões deste tamanho nas águas que banham a Croácia, o professor de Oceanografia e Pesca, Peru Ugarkovic, disse que “não são uma espécie perigosa porque vivem em águas muito profundas”, a cerca de 200 metros de profundidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório