Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Julius Malema reconduzido à frente do partido de extrema-esquerda

Julius Malema foi reconduzido no sábado como líder do partido de extrema-esquerda "Lutadores pela Liberdade Económica" (LLE), criado há apenas seis anos, mas que já é a terceira maior força política sul-africana.

Julius Malema reconduzido à frente do partido de extrema-esquerda
Notícias ao Minuto

09:46 - 15/12/19 por Lusa

Mundo África do Sul

O anúncio foi feito na noite de sábado perante três mil membros do mais jovem partido do país: Com 38 anos de idade, Julius Malema volta a ocupar o cargo de presidente, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

Malema fundou em 2013 o LLE, um partido defensor dos mais desfavorecidos e da redistribuição das riquezas pela maioria negra do país.

Com um discurso anticapitalista e contra a comunidade branca, Julius Malena defende a expropriação de terras sem indemnização que pertencem maioritariamente à minoria branca.

Nas últimas eleições legislativas, que decorreram este ano, o LLE conseguiu 11% dos votos, aumentando de 25 para 44 o número de deputados no parlamento.

O Congresso Nacional Africano, o partido no poder, perdeu 19 assentos, mas manteve-se como principal força política no parlamento sul-africano, conquistando 230 dos 400 lugares disponíveis.

Do lado da oposição, a Aliança Democrática consolidou a posição de segundo partido mais votado, com 84 assentos, seguindo-se o grupo parlamentar do partido de esquerda Lutadores pela Liberdade Económica, com 44 lugares.

"Nós representamos os pobres e oprimidos", reafirmou no sábado Julius Malema durante a abertura do congresso do seu partido, lembrando que "as cicatrizes do colonialismo e do apartheid continuam presentes".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório