Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Sismo de magnitude 6,8 nas Filipinas. Menina de seis anos morreu

Terramoto provocou o colapso de um edifício. Dezenas de pessoas ficaram feridas, segundo as autoridades policiais locais.

Sismo de magnitude 6,8 nas Filipinas. Menina de seis anos morreu
Notícias ao Minuto

09:15 - 15/12/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Filipinas

Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter abalou este domingo a ilha de Mindanao, no sul das Filipinas, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), provocando o colapso de pelo menos um edifício, a morte de uma menina, de seis anos e dezenas de feridos. 

As autoridades verificam agora se há mais pessoas nos escombros. A polícia anunciou que as buscas estavam em andamento sobretudo no edifício mais danificado que fica junto a um mercado não muito longe do epicentro do terremoto.

O USGS localizou o epicentro do abalo a algumas dezenas de quilómetros a sul de Davao, a maior cidade da ilha de Mindanao.

Este tremor não apresenta qualquer risco de tsunami, de acordo com o instituto, que inicialmente relatou uma magnitude de 6,9.

De acordo com o responsável do gabinete de Defesa Civil, Ricardo Jalad, na sequência do sismo, as pessoas abandonaram em pânico os centros comerciais, as suas casas e outros edifícios.

As autoridades de Davao e Cotabato, onde o sismo foi sentido com mais intensidade, suspenderam as aulas na segunda-feira para permitir verificar a estabilidade dos edifícios das escolas. Alguns locais ficaram sem eletricidade devido ao sismo.

Na última semana de outubro, a região foi afetada por dois sismos de magnitude 6,6 e 6,5, que provocaram 21 mortos e 432 feridos.

As Filipinas estão situadas sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, zona onde se regista cerca de 90 por cento da atividade sísmica e vulcânica do mundo e que é afetada por cerca de 7.000 sismos por ano, a maioria moderados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório