Procurar

Sismo de magnitude 6,8 nas Filipinas. Menina de seis anos morreu

Terramoto provocou o colapso de um edifício. Dezenas de pessoas ficaram feridas, segundo as autoridades policiais locais.

Sismo de magnitude 6,8 nas Filipinas. Menina de seis anos morreu
Notícias Ao Minuto com Lusa
15/12/2019 09:15 ‧ há 5 anos por Notícias Ao Minuto com Lusa

Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter abalou este domingo a ilha de Mindanao, no sul das Filipinas, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), provocando o colapso de pelo menos um edifício, a morte de uma menina, de seis anos e dezenas de feridos. 

As autoridades verificam agora se há mais pessoas nos escombros. A polícia anunciou que as buscas estavam em andamento sobretudo no edifício mais danificado que fica junto a um mercado não muito longe do epicentro do terremoto.

O USGS localizou o epicentro do abalo a algumas dezenas de quilómetros a sul de Davao, a maior cidade da ilha de Mindanao.

Este tremor não apresenta qualquer risco de tsunami, de acordo com o instituto, que inicialmente relatou uma magnitude de 6,9.

De acordo com o responsável do gabinete de Defesa Civil, Ricardo Jalad, na sequência do sismo, as pessoas abandonaram em pânico os centros comerciais, as suas casas e outros edifícios.

As autoridades de Davao e Cotabato, onde o sismo foi sentido com mais intensidade, suspenderam as aulas na segunda-feira para permitir verificar a estabilidade dos edifícios das escolas. Alguns locais ficaram sem eletricidade devido ao sismo.

Na última semana de outubro, a região foi afetada por dois sismos de magnitude 6,6 e 6,5, que provocaram 21 mortos e 432 feridos.

As Filipinas estão situadas sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, zona onde se regista cerca de 90 por cento da atividade sísmica e vulcânica do mundo e que é afetada por cerca de 7.000 sismos por ano, a maioria moderados.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10