Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Tribunal canadiano recusa suspender lei que proíbe símbolos religiosos

Um tribunal canadiano recusou suspender os pontos centrais de uma controversa lei do Quebeque que proíbe símbolos religiosos a funcionários públicos reconhecendo, no entanto que "causa danos irreparáveis às pessoas afetadas".

Tribunal canadiano recusa suspender lei que proíbe símbolos religiosos
Notícias ao Minuto

08:16 - 15/12/19 por Lusa

Mundo Quebeque

O Tribunal de Apelo Provincial anunciou a decisão (2-1), tomada quinta-feira, alegando que a lei deve continuar em vigor até que haja uma decisão definitiva do Tribunal Superior do Quebeque.

A lei está a ser desafiada com quatro processos em tribunal diferentes, três das quais são esperadas serem apresentadas em outubro de 2020.

Uma organização nacional muçulmana, um grupo de liberdade civil, e um estudante universitário que utiliza um 'hijab', véu islâmico, pretendiam a suspensão da lei até à decisão final do Tribunal Superior do Quebeque.

Na sua decisão, os três juízes do Tribunal de Apelo disseram concordar que há provas que a lei está "fere" os residentes no Quebeque que utilizem símbolos religiosos sendo "aparente que os seus direitos fundamentais estão a ser violados".

A Lei 21, em vigor desde junho passado, proíbe alguns trabalhadores do setor público, incluindo professores, agentes da polícia, e guardas prisionais de utilizarem símbolos religiosos no seu local de trabalho.

O primeiro-ministro do Quebeque, François Legault alega que ao aplicar esta legislação se "está a proteger a cultura secular do Quebeque" colocando um ponto final nos debates públicos em "como acomodar práticas culturais minoritárias".

Em comunicado a ministra da Justiça da província francófona Sónia LeBel manifestou a sua satisfação pela decisão do tribunal.

"Vamos continuar a defender os méritos e a constitucionalidade desta lei, bem como de todas as leis adotadas democraticamente pela Assembleia Nacional", realçou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório