Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Antissemitismo. Isarel aplaude saída de Carnaval belga de lista da UNESCO

Israel congratulou-se hoje com a decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de retirar um famoso carnaval belga da sua lista de património, após acusações de antissemitismo.

Antissemitismo. Isarel aplaude saída de Carnaval belga de lista da UNESCO
Notícias ao Minuto

20:31 - 14/12/19 por Lusa

Mundo UNESCO

O raro apreço de Israel pela UNESCO aconteceu um dia após a organização remover o carnaval de Aalst da sua lista de património cultural imaterial.

A festividade foi criticada por grupos antidiscriminação após a edição deste ano incluir um carro alegórico que retratava judeus com narizes grandes e em cima de pilhas de dinheiro.

"A remoção do carnaval envia uma forte mensagem de que estas expressões antissemitas não têm lugar na organização e no mundo", disse o ministro israelita das Relações Exteriores, em comunicado.

O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, também saudou a decisão de excluir o festival e apelou ao governo belga para ser claramente "contra a inclusão de manifestações antissemitas no carnaval".

"O flagelo do antissemitismo ameaça não apenas o povo judeu, mas toda a sociedade e país em que existe", acrescentou.

Esta expulsão do carnaval aconteceu durante o encontro anual das 24 nações para rever as nomeações, que decorreu em Bogotá, na Colômbia.

Os delegados belgas presentes no encontro não reagiram a esta decisão, cabendo ao governo belga a sua retirada.

Israel e os Estados Unidos saíram da UNESCO no início de 2019, alegando que a organização estava a promover um viés anti-Israel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório