Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Identificada primeira vítima do vulcão que fez 15 mortes na Nova Zelândia

Trata-se de uma jovem australiana de 21 anos.

Identificada primeira vítima do vulcão que fez 15 mortes na Nova Zelândia
Notícias ao Minuto

18:43 - 14/12/19 por Filipa Matias Pereira

Mundo Nova Zelândia

Krystal Eve Browitt, uma australiana de 21 anos, é a primeira vítima mortal do vulcão da Nova Zelândia a ser identificada pelas autoridades.

Refere a BBC que a jovem estava a visitar a ilha com a família quando o vulcão Whakaari entrou em erupção. O pai de Krystal, Paul, e a irmã Stephanie foram internados no hospital com ferimentos graves. Há, até ao momento, 15 mortes confirmadas, enquanto 20 pessoas permanecem em unidades hospitalares com queimaduras severas.

Entretanto, mergulhadores retomaram as buscas na área em torno da White Island, mas as condições não eram as mais favoráveis. "A água em torno da ilha está contaminada e exige que os mergulhadores tomem precauções extras para garantir a sua segurança, incluindo o uso de equipamentos de proteção especializados", revelou o vice-comissário da polícia John Tims.

Já quanto aos corpos que foram recuperados, estavam a ser autopsiados em Auckland por uma equipa composta por patologistas, dentistas forenses e um oficial especializado na recolha de imprensões digitais. Porém, este "é um processo longo e complexo. Estamos a trabalhar o mais rápido possível para devolver os entes queridos às suas famílias", acrescentou o vice-comissário.

A polícia continua a recolher informações quanto a possíveis vítimas, como descrições de aparência, roupa, fotos, impressões digitais, registos dentários e recolha de ADN.

O Whakaari entrou em erupção na segunda-feira à tarde quando 47 pessoas - entre eles australianos, britânicos, neozelandeses, norte-americanos, malaios e chineses - visitavam a ilha privada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório