Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Irão apoia esforços do Japão para aliviar tensões no Golfo Pérsico

O Irão apoiou hoje os esforços do Japão para reduzir a tensão no Golfo Pérsico, e manifestou-se esperançado de a próxima visita a Tóquio, este mês, do presidente iraniano, Hasan Rohani, ajude nesse sentido.

Irão apoia esforços do Japão para aliviar tensões no Golfo Pérsico
Notícias ao Minuto

22:32 - 14/12/19 por Lusa

Mundo Golfo Pérsico

"O Japão é um país amigo que procura satisfazer os interesses dos países da região e nessa linha começou a tomar algumas medidas às quais o Irão anuncia o seu apoio", disse em conferência de imprensa o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abas Musavi.

O responsável só disse que "o Japão fez algumas sugestões para reduzir as tensões", sem entrar em detalhes, mas o primeiro-ministro nipónico, Shinzo Abe, já mediou no passado para travar o aumento de tensão entre os Estados Unidos e o Irão.

"Esperamos que a visita do presidente Rohaní ao Japão seja frutífera", disse Musavi, que acrescentou que os dois dirigentes vão debater o desenvolvimento dos laços bilaterais.

Rohani reúne-se com Abe no Japão no próximo dia 20, segundo a imprensa japonesa, ainda que não haja da parte de Teerão ou de Tóquio uma confirmação oficial sobre a data do encontro.

A visita acontece depois de uma visita de Abe a Teerão em junho passado, a primeira de um primeiro-ministro japonês ao Irão em quatro décadas.

Um mês antes dessa viagem o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tinha dito em Tóquio que Abe poderia exercer os seus bons ofícios e aliviar as tensões entre Washington e Teerão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório