Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Tribunal condena ex-Presidente do Sudão a dois anos por corrupção

Um tribunal de Cartum condenou hoje o ex-presidente do Sudão Omar al Bashir a dois anos de prisão por um crime de enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro, naquela que é a primeira condenação contra o ex-chefe de Estado afastado do poder em abril passado.

Tribunal condena ex-Presidente do Sudão a dois anos por corrupção
Notícias ao Minuto

11:17 - 14/12/19 por Lusa

Mundo Sudão

O tribunal considerou Al-Bashir culpado por posse ilegal de moeda estrangeira depois de as autoridades apreenderem sete milhões de euros em sua casa, dias após a sua saída do poder.

Este foi o primeiro veredito de vários processos judiciais contra al-Bashir, também procurado pelo Tribunal Penal Internacional devido a acusações de crimes de guerra e genocídio no conflito de Darfur nos anos 2000.

O veredicto tem lugar um ano após os manifestantes sudaneses começarem sua revolta contra o regime autoritário de três décadas de Al-Bashir.

Al-Bashir, de 75 anos, está sob custódia desde abril, quando os militares do Sudão entraram e o removeram do poder após meses de protestos em todo o país.

A revolta acabou por forçar os militares a um acordo de partilha de poder com civis.

O ex-homem forte do Sudão foi acusado, no início deste ano, de lavagem de dinheiro, depois de milhões de dólares, euros e libras sudanesas terem sido apreendidos em sua casa logo após a sua saída da presidência.

O Governo de transição militar-civil do país não indicou até agora se vai entregar Al-Bashir a Haia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório