"Devemos aproveitar esta oportunidade para lembrar aos líderes iranianos que qualquer ataque deles que cause danos aos norte-americanos, aos nossos aliados ou aos nossos interesses vão merecer uma resposta firme norte-americana", disse Pompeo, em comunicado.
Esta advertência surge após uma série de ataques com 'rockets' no Iraque, contra bases militares que abrigam soldados norte-americanos ou contra representações diplomáticas dos Estados Unidos, incluindo a sua embaixada na zona segura do centro de Bagdad.
Dois 'rockets' foram disparados durante a noite de quarta-feira para quinta-feira contra uma base que abriga militares norte-americanos perto do aeroporto internacional da capital iraquiana.
"Realizaram recentemente vários ataques contra bases onde as forças de segurança iraquianas estão localizadas, ao lado do pessoal dos EUA e da coligação internacional", acrescentou o secretário de Estado dos EUA.
Mike Pompeo salientou que o Irão deve "respeitar a soberania dos seus vizinhos e cessar imediatamente os apoios a terceiros no Iraque e em toda a região".
Um ataque na segunda-feira também visou a mesma base perto do aeroporto, onde estã soldados e diplomatas norte-americanos, ferindo seis pessoas - duas delas de forma grave - pertencentes às unidades de elite do contraterrorismo iraquiano.
Até agora os disparos não foram reivindicados, mas Washington sempre apontou para as fações armadas iraquianas apoiadas pelo Irão.