Meteorologia

  • 27 JANEIRO 2020
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 15º

Edição

Siri salva adolescente de afogamento nos Estados Unidos

Gael Salcedo pensou que ia morrer depois de se ter despistado e caído ao rio.

Siri salva adolescente de afogamento nos Estados Unidos

Um adolescente cujo carro caiu num rio gelado no estado norte-americano do Iowa, diz que a sua vida foi salva pela assistente digital do seu iPhone. Gael Salcedo, de 18 anos, recordou que embateu com o carro num pedaço de gelo e perdeu o controlo da viatura, na quinta-feira, cerca das 7h30 (13h30 em Lisboa).

Em declarações a uma estação de televisão local, a KIMT3, revelou ter pensado que ia morrer pois não conseguia encontrar o telefone para pedir ajuda enquanto o carro submergia, mas depois lembrou-se de que poderia ativar a assistência por voz para chamar os serviços de emergência.

"Virei à direita e ficou tudo turvo, não percebi o que se passava. Não sabia o que fazer, só pensava 'acho que vou morrer", descreveu Gael.

Quando os bombeiros chegaram o jovem ainda se encontrava dentro do jipe, que submergia para dentro do rio gelado de Winnebago, pois a pressão da água impedia que Gael conseguisse abrir a porta do lado do condutor. Mas os serviços de emergência conseguiram guiá-lo para sair em segurança.

As mãos do adolescente no momento do resgate já estavam congeladas e este tinha perdido a sensibilidade na ponta dos dedos. "Estava a ter uma grande luta porque a pressão da água era muito forte e por isso não parava de tropeçar", explicou o jovem.

Gael agradeceu a todos os que o ajudaram e foi levado depois para o hospital para ser receber tratamento para choque térmico.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório