Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Comité Judiciário aprovou os dois artigos para destituição de Trump

O Comité Judiciário da Câmara de Representantes dos EUA aprovou hoje dois artigos para a destituição do Presidente Donald Trump, acusando-o de abuso de poder e de obstrução ao Congresso.

Comité Judiciário aprovou os dois artigos para destituição de Trump
Notícias ao Minuto

15:44 - 13/12/19 por Lusa

Mundo Trump

Os dois artigos de 'impeachment' foram votados favoravelmente pela maioria Democrata na Câmara de Representantes, por uma margem de 23 votos contra os 17 votos de oposição dos deputados Republicanos.

A votação aconteceu após vários dias de debate intenso sobre a redação dos artigos, com os Democratas a fazerem impor a sua versão acusatória sobre o comportamento de Donald Trump no caso que envolve uma alegada pressão sobre o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy.

Os dois artigos para destituição vão agora ser votados no plenário da Câmara de Representantes, na próxima semana.

Se forem aprovados por maioria simples, como tudo indica que acontecerá, pela maioria Democrata na Câmara, os artigos seguem para o Senado, que se constitui como uma espécie de tribunal para julgar as atividades de Donald Trump, logo no início de 2020.

Se 2/3 dos senadores validarem os artigos, o que é improvável por causa da maioria Republicana no Senado, Trump pode ser demitido do cargo de Presidente.

Na versão do artigo que lhe imputa abuso de poder, Trump é acusado de ter ameaçado reter uma ajuda financeira à Ucrânia até que Zelenskiy divulgasse publicamente que iria lançar uma investigação contra a atividade de Hunter Biden, filho de Joe Biden, rival Democrata de Trump na corrida presidencial de 2020, junto de uma empresa da Ucrânia.

Na versão do artigo que imputa obstrução ao Congresso, Trump é acusado de ter procurado dificultar a investigação no caso ucraniano, omitindo documentos e impedindo o depoimento de vários assessores da Casa Branca.

Os Republicanos procuraram, sem sucesso, introduzir emendas nos dois artigos, referindo que a retenção da ajuda financeira, no valor de cerca de 400 milhões de dólares (cerca de 350 milhões de euros) foi justificada por o Presidente exigir ao seu homólogo ucraniano provas reais de combate à corrupção no seu país, como contrapartida pelo contributo norte-americano.

"O Presidente colocou em risco a nossa democracia, colocou em risco a nossa segurança nacional", disse o líder do Comité Judiciário, Jerrold Nadler, quando anunciou os dois artigos de 'impeachment', no início desta semana, em frente a um retrato do primeiro Presidente dos EUA, George Washington.

"A nossa próxima eleição está em risco (...) por isso devemos agir agora", disse Nadler, para justificar a decisão das acusações formais contra Donald Trump.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório