Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

der Leyen espera que Parlamento britânico vote acordo de saída em janeiro

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse hoje esperar que o Parlamento britânico vote o acordo do 'Brexit' do Reino até final de janeiro e começar a trabalhar numa nova relação em 01 de fevereiro.

der Leyen espera que Parlamento britânico vote acordo de saída em janeiro
Notícias ao Minuto

13:04 - 13/12/19 por Lusa

Mundo Reino Unido

"Espero que o Parlamento ratifique [o 'Brexit] até final de janeiro", disse Von der Leyen, na conferência de imprensa no final do Conselho Europeu.

"O Reino Unido passará a ser um país terceiro, mas teremos uma relação sem precedentes", acrescentou, salientando que a partir de 01 de fevereiro terá início "uma nova relação de bons vizinhos".

Na sua intervenção, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse que a União Europeia "está pronta para iniciar o novo nível de negociações", sobre as futuras relações entre os dois blocos.

A chefe do executivo comunitário referiu que o prazo para as negociações com o Reino Unido após o 'divórcio' em 31 de janeiro é "muito curto", e que a prioridade, caso necessário, será dada aos temas que terão maior impacto económico se não houver acordo até final de 2020.

Por seu lado, Michel salientou que não será fechado um acordo sobre as futuras relações entre os dois blocos "a qualquer preço", reiterando que a UE continua unida numa frente negocial.

Após a vitória do Partido Conservador com maioria absoluta nas eleições de quinta-feira, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, prometeu hoje que o 'Brexit' vai para a frente no dia 31 de janeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório