Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Representante dos EUA vai tentar negociar com a Coreia do Norte

O representante especial dos Estados Unidos para a Coreia do Norte chega a Seul no domingo, numa aparente tentativa de acertar posições com Pyonyang, a pouco dias de vencer o prazo estabelecido pelos norte-coreano para Washington para reativar o diálogo com novas propostas.

Representante dos EUA vai tentar negociar com a Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

09:52 - 13/12/19 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Durante a viagem, que vai durar três dias, o norte-americano Stephen Biegun deverá encontrar-se em Seul com seu homólogo sul-coreano, Lee Do-hoon, na segunda-feira, informou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros sul-coreano num comunicado.

Biegun e Lee encontraram-se pela última vez em outubro, em Washington.

Na nota ministerial, o Governo sul-coreano limita-se a dizer que ambos "discutirão em profundidade e trocarão opiniões sobre a situação na península coreana e discutirão o desenvolvimento do processo de desnuclearização completa e o estabelecimento de uma paz permanente na península".

A visita de Biegun gera expectativas de que o enviado norte-americano possa deslocar-se até a fronteira entre as duas Coreias para se encontrar com representantes do regime norte-coreano.

A viagem ocorre num momento de aumento das tensões e poucos dias antes do regime norte-coreano realizar um importante plenário que pode determinar a sua nova estratégia diplomática.

Também está a expirar o prazo estabelecido por Pyonyang, que determinou que Washington tem até o final de ano para trazer uma nova proposta para a mesa de negociações.

As negociações sobre o desarmamento permanecem paralisadas desde a falhada cimeira de Hanói em fevereiro.

Os Estados Unidos declararam que havia um número insuficiente de ativos nucleares desmantelados por Pyonyang, em relação ao que havia prometido, e recusaram-se a suspender as sanções contra a Coreia do Norte.

Desde então, a Coreia do Norte gradualmente retomou os seus testes de armas, endureceu a sua retórica e insistiu com os Estados Unidos no prazo para a apresentação de novas propostas.

A visita de Biegun também coincide com o recente teste de um motor de projétil realizado por Pyonyang e o insistente envio de aeronaves de reconhecimento dos Estados Unidos para fazer a monitoração de instalações militares norte-coreanas, o que faz temer que o país possa em breve lançar um míssil de médio ou longo alcance.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório