Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Farage satisfeito por Partido do Brexit ter ajudado vitória conservadora

O líder do Partido do Brexit, o eurocético Nigel Farage, acredita que contribuiu para a vitória do Partido Conservador nas eleições legislativas de quinta-feira e congratulou-se por alcançar o objetivo de impedir um segundo referendo.

Farage satisfeito por Partido do Brexit ter ajudado vitória conservadora
Notícias ao Minuto

06:50 - 13/12/19 por Lusa

Mundo Reino Unido

"Se tivermos 'Brexit', fizemos um bom trabalho. Estava determinado nestas eleições em usar a nossa influência para impedir um segundo referendo e essa foi a decisão para não concorrer em 317 circunscrições", afirmou na BBC.

Embora frustrado por não ter eleito qualquer deputado, Farage acredita que o Partido do Brexit ajudou o partido Conservador em "dezenas de circunscrições" ao desviar votos que poderiam ir para o Partido Trabalhista.

Isto, revelou, apesar de discordar dos termos do acordo de Boris Johnson para o Reino Unido sair da União Europeia (UE), o que o levou a anular o boletim de voto em vez de apoiar o Partido Conservador.

O atual eurodeputado confirmou também que o partido vai mudar de nome, para Reform Party [Partido Reformador], para lutar por causas como a representação proporcional no parlamento.

O partido Conservador terá vencido as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada logo após o fecho das urnas pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky.

A sondagem à boca das urnas indicou que o partido Conservador terá 368 deputados, o partido Trabalhista 191, o Partido Nacionalista Escocês 55, os Liberais Democratas 13 e o Plaid Cymru (nacionalistas galeses) três e os Verdes um assento.

A confirmar-se, estes números representam a pior derrota do Partido Trabalhista no pós-guerra, mais grave que aquela registada por Michael Foot em 1983, quando se ficou por 209 assentos no parlamento.

Uma maioria absoluta de 368 torna Boris Johnson no líder Conservador com o melhor resultado eleitoral desde que Margaret Thatcher conseguiu eleger 376 deputados em 1987.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório