Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Labour resiste nos 2 primeiros resultados, mas deixou cair Blyth Valley

Os dois primeiros resultados das eleições legislativas britânicas de hoje foram favoráveis ao Partido Trabalhista, em Newcastle upon Tyne e Houghton and Sunderland South, mas em Blyth Valley venceu o partido Conservador.

Labour resiste nos 2 primeiros resultados, mas deixou cair Blyth Valley
Notícias ao Minuto

23:48 - 12/12/19 por Lusa

Mundo Reino Unido

Em Newcastle upon Tyne, Chi Onwurah venceu com uma maioria confortável de 12.278 votos, mas em Houghton and Sunderland South, Bridget Philipson venceu com uma margem reduzida de 3.115 votos, o que representou uma queda de 18,7% face ao resultado de 2017.

Estes resultados não são surpreendentes porque estas circunscrições no norte de Inglaterra votaram historicamente no Partido Trabalhista, tal como Blyth Valley, mas neste círculo o Conservador Ian Levy venceu por 712 votos a Trabalhista Susan Dungworth.

Desde 1950, quando a circunscrição foi criada, que Blyth Valley foi sempre representada pelo 'Labour', pelo que parece confirmar previsões de que muitas outras regiões tradicionalmente Trabalhistas vão ser conquistadas pelos Conservadores.

Segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, o partido Conservador terá vencido as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados.

A sondagem à boca das urnas indicou que o partido Conservador terá 368 deputados, o partido Trabalhista 191, o Partido Nacionalista Escocês 55, os Liberais Democratas 13 e o Plaid Cymru (nacionalistas galeses) três e os Verdes um assento.

A confirmar-se, estes números representam a pior derrota do Partido Trabalhista no pós-guerra, mais grave que aquela registada por Michael Foot em 1983, quando se ficou por 209 assentos no parlamento.

Uma maioria absoluta de 368 torna Boris Johnson no líder conservador com o melhor resultado eleitoral desde que Margaret Thatcher conseguiu eleger 376 deputados em 1987.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório