Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Conselho Europeu prolonga sanções contra Rússia por conflito com Ucrânia

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia, reunidos em Bruxelas, prolongaram hoje por seis meses as sanções económicas contra a Rússia, em vigor desde 2014 devido à anexação da Crimeia, anunciou a presidência do Conselho Europeu.

Conselho Europeu prolonga sanções contra Rússia por conflito com Ucrânia
Notícias ao Minuto

22:49 - 12/12/19 por Lusa

Mundo UE/Cimeira

A decisão, anunciada pelo porta-voz do presidente do Conselho na sua conta oficial da rede social Twitter, foi tomada pelos líderes europeus dois dias depois de uma reunião em Paris, promovida por França e Alemanha, que juntou o Presidente russo Vladimir Putin e o seu homólogo ucraniano Volodymyr Zelenskiy, mas na qual apenas foram alcançados progressos tímidos com vista à resolução do diferendo entre Rússia e Ucrânia.

Na terça-feira, o chefe de diplomacia europeia, Josep Borrel, saudou os "progressos" realizados na reunião de Paris, que classificou como "primeiros passos" com vista a uma resolução do conflito, mas descartou desde logo a possibilidade de um levantamento das sanções impostas pela UE, que considera ilegal a anexação da Crimeia pela Rússia.

Para já, Moscovo e Kiev concordaram numa consolidação do cessar-fogo, na troca massiva de prisioneiros até fim do ano e numa nova retirada de tropas de três zonas no primeiro trimestre de 2020.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório