Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Macron vai visitar Costa do Marfim para celebrar Natal com militares

O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai visitar a Costa do Marfim entre 20 e 22 de dezembro para celebrar o Natal com as forças militares de França no país e para reforçar as relações bilaterais, anunciou hoje a Presidência.

Macron vai visitar Costa do Marfim para celebrar Natal com militares
Notícias ao Minuto

21:39 - 12/12/19 por Lusa

Mundo Macron

A iniciativa é semelhante ao que fez em 2017, no Níger, e em 2018, no Chade, e prevê que o chefe de Estado de França partilhe um jantar de Natal com as forças militares francesas na Costa do Marfim, marcado para 20 de dezembro no campo de Port-Bouet, perto da capital, Abidjan.

Composta por várias centenas de militares, as Forças Francesas na Costa do Marfim (FFCI) são a segunda maior base operacional avançada em África, em conjunto com a do Djibouti.

As FFCI substituíram a operação Licorne, que terminou em janeiro de 2015.

Os dias 21 e 22 de dezembro da visita presidencial serão dedicados às relações bilaterais, prevendo-se a abordagem dos temas da segurança regional, da luta contra o terrorismo, a ameaça 'jihadista' no Sahel, parcerias económicas, saúde e juventude, de acordo com o Eliseu.

A visita surge num período que antecede as próximas eleições presidenciais na Costa do Marfim, marcadas para 2020, 10 anos depois do início de uma crise pós-eleitoral que matou 3.000 pessoas.

O Presidente do país, Alassane Ouattara, 77 anos, afirmou que o poder na Costa do Marfim tem de ser assumido por uma nova geração política, embora não exclua um terceiro mandato, caso os seus históricos rivais, os antigos presidentes Henri Konan Bédié, 85 anos, e Laurent Gbagbo, 74, apresentarem candidaturas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório