Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Reconhecimento pelo Senado dos EUA do genocídio arménio afeta relações

A aprovação pelo Senado norte-americano de uma resolução que reconhece o genocídio arménio "coloca em perigo" as relações entre a Turquia e os Estados Unidos, advertiu hoje Ancara, que recusa o termo de "genocídio".

Reconhecimento pelo Senado dos EUA do genocídio arménio afeta relações
Notícias ao Minuto

20:07 - 12/12/19 por Lusa

Mundo Turquia

"O comportamento de certos membros do Congresso norte-americano prejudica as relações turco-americanas (...). A resolução americana que foi hoje aprovada no Senado coloca em perigo as nossas relações bilaterais", reagiu na rede social Twitter Fahrettin Altun, diretor de comunicação da presidência turca.

Numa reação oposta, o Governo arménio considerou a decisão do Senado dos EUA "uma vitória da justiça", através de um comunicado emitido em Erevan.

O Senado dos Estados Unidos aprovou hoje uma resolução reconhecendo o genocídio arménio, seguindo uma proposta da Câmara dos Representantes que irritou o Governo de Ancara.

O genocídio arménio é reconhecido já por 30 países e pela comunidade de historiadores que afirmam que cerca de 1,5 milhões de arménios foram mortos durante a primeira guerra mundial (1914-1919) por tropas do Império Otomano, nessa altura aliadas da Alemanha e do império austro-húngaro.

Hoje, o Senado norte-americano aprovou uma resolução que coloca os Estados Unidos nesse grupo de países e que apela para que sejam rejeitadas "tentativas de associar o Governo dos EUA à negação do genocídio arménio".

O Governo turco já tinha demonstrado o seu desconforto pela resolução, quando esta foi apresentada na Câmara de Representantes, em sintonia com a sua posição de rejeição do termo "genocídio" para o conflito.

Durante décadas, a Turquia desenvolveu ações de lóbi junto do Congresso dos EUA para tentar travar qualquer medida legislativa semelhante à que hoje foi aprovada.

O texto da resolução não é vinculativo e já tinha sido antes bloqueado no Senado pelos aliados republicanos do Presidente Donald Trump.

Contudo, hoje, nenhum senador se opôs à adoção do documento, apresentada pelo representante do Partido Democrata Robert Menendez.

"Fico satisfeito por esta resolução ter sido adotada num momento em que ainda há sobreviventes do genocídio", afirmou Menendez, antes de interromper a sua declaração por alguns segundos, por estar comovido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório