Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Parlamento grego concede direito de voto à sua diáspora

O parlamento grego adotou hoje uma lei que permite aos gregos que vivem no estrangeiro votarem nas eleições legislativas, uma decisão inédita num país onde a diáspora inclui cerca de cinco milhões de pessoas, referiu a agência noticiosa AFP.

Parlamento grego concede direito de voto à sua diáspora
Notícias ao Minuto

17:16 - 12/12/19 por Lusa

Mundo Grécia

A nova lei foi aprovada por 288 dos 300 deputados, obtendo um amplo consenso desde a maioria de direta Nova Democracia (ND) até ao principal partido da oposição de esquerda Syriza e ao Kinal (centro-esquerda), referiu uma fonte parlamentar citada pela AFP.

A questão do voto dos gregos que vivem fora do território do país sido motivo de um longo debate na Grécia, que desde finais do século XIX registou numerosas vagas de emigração.

Na última década, centenas de milhares de pessoas, sobretudo jovens, deixaram a Grécia devido à designada crise da dívida (2010-2018), que provocou um forte aumento do desemprego neste país balcânico de 11 milhões de habitantes.

De acordo com a nova lei, os expatriados gregos poderão votar nas embaixadas e consulados gregos no estrangeiro.

Entre as condições exigidas para obter o direito de voto inclui-se a permanência da Grécia por um período mínimo de dois anos no decurso dos últimos 35 anos e uma declaração de impostos atualizada.

Este artigo da nova legislação apenas obteve 200 dos 300 votos, devido à oposição de diversos deputados de direita.

A lei foi adotada na sequência de uma revisão da Constituição grega pelo parlamento.

Apesar desta nova lei ter obtido um amplo consenso no decurso da revisão constitucional, outras propostas como a separação da Igreja do Estado ou a proibição da discriminação com base na orientação sexual não foram aprovadas pela maioria governamental, suscitando numerosas críticas, incluindo da organização não-governamental de direitos humanos Amnistia Internacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório