O ano ainda não terminou e muito pode ainda acontecer, como foi o caso da tragédia do vulcão que entrou em erupção na Nova Zelândia que vitimou, pelo menos, 16 pessoas, e que não está contemplada na seleção da Reuters de fotografias dos desastres naturais.
Sismos, cheias, ciclones, tufões, a seca e ainda os incêndios marcaram 2019. Na galeria acima, recorde as melhores imagens da Reuters de quando o pior nos bate à porta, deixando um rasto de destruição que fica cravado na memória especialmente de quem o viveu e vive.
Fenómenos extremos que estão intimamente relacionados com as alterações climáticas, de que hoje tanto se fala, numa altura em que decorre a Cimeira do Clima em Madrid (COP25).
Em Moçambique, por exemplo, de acordo com a Unicef, esta é a primeira vez, desde que há registo, que dois ciclones tropicais fortes atingem o país durante a mesma estação (Idai e Kenneth).
Muitos dos registos fotográficos dos desastres naturais do ano aqui selecionados correspondem às melhores imagens do meio ambiente. E não é coincidência.